Nesta segunda-feira (22), a Apple realizou sua conferência anual para desenvolvedores, a WWDC 2020. Pela primeira vez, o evento aconteceu em um ambiente virtual devido à pandemia do novo coronavírus.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Confira os principais anúncios:
iOS 14
Diferente do que alguns rumores sugeriam, o novo sistema operacional será o iOS 14, e não o iPhoneOS 14. A empresa detalhou novidades do SO, e muita coisa nos faz lembrar o Android.
App Library
A Apple também anunciou o chamado App Library, recurso que organiza automaticamente aplicativos em grupos para reduzir o número de páginas no sistema.
App Library
Widgets
Os widgets finalmente chegaram à tela inicial do iOS. Eles chegam em diferentes tamanhos, de maneira personalizada para cada usuário.
Widgets iOS14
Siri cheia de novidades
A assistente pessoal Siri agora tem suporte para envio de mensagens de áudio e também teve uma melhora no sistema de tradução, que funcionará offline em diversos idiomas.
Traduções da Siri
Mensagens
Mensagens de grupo agora tem melhores opções de notificação e possibilidade de respostas mais organizadas. Também será possível fixar as conversas mais importantes e usar novas opções de Memoji.
CarKey
Uma novidade bem interessante do iOS 14 é CarKey, que permite usar o iPhone para abrir seu carro. O recurso funciona por meio de NFC e o primeiro veículo que terá suporte ao CarKey será o BMW Série 5 2021.
iPadOS 14
A Apple também anunciou o iPadOS 14, nova versão do seu sistema operacional desenvolvido especialmente para o iPad. A atualização traz mudanças no design de alguns aplicativos, como Fotos, Música e Calendário. Novidades da Siri também desembarcam por aqui, enquanto as notificações de ligações telefônicas aparecem compactadas na parte superior da tela.
Agora também será possível converter um lembrete manuscrito em texto digital automaticamente (alô, Galaxy Note).
iPadOS 14
Áudio espacial para AirPods Pro
Outra novidade anunciada pela Apple durante a WWDC 2020 foi a chegada de um recurso de "áudio espacial" que leva som tridimensional para os AirPods Pro. A novidade chegará por meio de uma atualização de firmware nos fones de ouvido sem fio da Maçã.
Áudio espacial nos AirPods Pro
watchOS 7
Finalmente o relógio inteligente da Apple receberá uma atualização com recurso de monitoramento de sono. O Apple Watch também ajudará o usuário a lavar as mãos da forma correta, pelo tempo recomendado pelas organizações de saúde.
Monitoramento de sono chega ao Apple Watch
Casa inteligente
A interface do iOS foi otimizada para facilitar a vida de quem possui uma casa conectada. Categorias como câmeras e luz recebem seus próprios aplicativos.
macOS Big Sur
Novo design e muitas atualizações para os principais aplicativos da plataforma. O sistema ganha um novo conjunto de ícones e símbolos, enquanto o sistema para desktop agora tem um Centro de Controle, bem parecido com o iOS e iPadOS. O navegador Safari também recebeu sua maior atualização de todos os tempos.
macOS Big Sur
Mac com ARM
Os rumores se comfirmaram e a Apple uma novidade que afasta os processadores Intel dos computadores da Maçã para adotar seus próprios chips. Os novos processadores são muito parecidos aos que alimentam os iPhones e iPads, só que agora eles chegam em alguns MacBooks e Macs. O projeto se chama Apple Silicon e a ideia é criar processadores poderosos e com alta eficiência de energia.
Aplicativos para iOS e iPadOs agora também poderão rodar no macOS graças aos novos processadores. O período de transição dos modelos com chip Intel para seus próprios modelos deve ser de dois anos, e os primeiros computadores com processador próprio da Apple devem chegar ao mercado ainda em 2020.