Um alerta emitido pelos Correios na última sexta-feira (19) chama a atenção para o aumento do número de golpes na internet envolvendo o nome da empresa desde o início da pandemia do novo coronavírus, quando as compras online passaram a ter uma demanda maior.
E-mails falsos citando indevidamente o nome dos Correios têm sido enviados com frequência para consumidores que estão aguardando a chegada de encomendas. Os remetentes utilizados pelos cibercriminosos são “Sedex Brasil”, “Imprensa Correios”, “Correios Brasil” e “Financeiro Correios”, entre outros, avisando sobre uma suposta tentativa de entrega.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo a companhia, todas as mensagens são falsas e fazem parte de uma estratégia de phishing, trazendo anexos suspeitos e/ou links que direcionam o usuário para o download de vírus ou outros malwares, para facilitar o roubo de dados.
O phishing é uma das armas dos cibercriminosos nos golpes envolvendo os Correios.Fonte: Freepik
A estatal afirma que não envia mensagens eletrônicas para os clientes sem prévia autorização e não dá permissão para que terceiros o façam usando o seu nome. Dessa forma, a orientação é não abrir nenhum arquivo contido nestes e-mails nem clicar nos links, excluindo-os imediatamente.
Perfis falsos
Nas redes sociais, perfis supostamente pertencentes à empresa têm surgido nos últimos meses, oferecendo ajuda aos consumidores para verificar informações sobre as entregas aguardadas. Mas o objetivo, na verdade, é roubar informações de clientes desatentos. Geralmente, os perfis falsos se apresentam como “Suporte Correios” e solicitam dados pessoais do cliente.
Os perfis oficiais da estatal são os seguintes:
- @correios (Facebook)
- @correiosoficial (Instagram)
- @correiosbr (Twitter)
- @correios (LinkedIn)
- @correiosoficial (YouTube)
De acordo com a empresa, todos os perfis são verificados, trazendo um selo azul de autenticidade, e a interação com os clientes segue procedimentos de segurança e confiabilidade, solicitando somente dados do objeto postado ou alguma informação específica do consumidor, em conversa privada.
Ainda segundo os Correios, as tentativas de golpe estão sendo monitoradas e reportadas às autoridades de segurança da informação.
Fontes