Mais de 100 instituições financeiras já solicitaram adesão ao PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos que vai funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana, inclusive nos feriados. O prazo para aderir à tecnologia, que deve estar disponível a partir de novembro, termina no dia 1º de junho.
Na lista mais recente, divulgada pelo Banco Central no último dia 22, constava a adesão de bancos tradicionais como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander, Banco Mercantil do Brasil e Banco do Estado do Rio Grande do Sul, entre outros.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Algumas fintechs e instituições bancárias de pequeno e médio porte também já pediram para participar do PIX, como Nubank, PicPay, RecargaPay, Mercado Pago, PayPal, Inter, Pan, Original e Iugu, além de outras. São 110 instituições inscritas até o momento, entre adesões diretas e indiretas — neste último caso, elas integram o sistema por meio de parceria com um participante direto.
O sistema permitirá transações por meio de QR Code.Fonte: Pexels
É importante ressaltar que o fato de fazer parte desta lista não garante à instituição oferecer o sistema de pagamento quando ele começar a funcionar. Após a solicitação, é preciso concluir as etapas seguintes dentro do prazo, para estar apto a participar do PIX desde o início.
Homologação do sistema
Terminado o prazo de adesão, começa a fase homologatória do PIX, que tem previsão de ser encerrada no dia 16 de outubro. Neste período, as instituições farão a implementação interna do sistema, para garantir o correto funcionamento da tecnologia.
Haverá simulações de pagamentos, para testar a capacidade de processamento dos dados, possibilitando realizar os ajustes finais antes do lançamento para o público, previsto para ocorrer em novembro.
As instituições que não aderirem ao sistema até o dia 1º de junho terão uma nova oportunidade de cadastro, a partir de dezembro.
Fontes
Categorias