Patentes registradas recentemente aumentaram a expectativa para o Battery Day, exposição tecnológica da Tesla para investidores. Aquisições e projetos ainda não revelados podem indicar o lançamento de veículos cada vez mais próximos dos mil quilômetros de autonomia por carga — pelo menos é o que indica a redação do site InsideEVs e o canal do YouTube Casgains Academy.
Em vídeo, o canal Casgains Academy explica algumas das recentes movimentações feitas pela Tesla. Segundo ele, diferentes patentes registradas em 2020 indicam que grandes saltos na densidade energética podem ser apresentados no próximo Battery Day — que ainda não teve data revelada devido a pandemia do novo Coronavírus.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Um dos rumores está nos frutos da aquisição da Maxwell Technologies. Em janeiro de 2019, a Maxwell afirmou que suas baterias em “eletrodos secos” permitiriam densidade energética maior que 300 watt-hora por quilograma. Só essa atualização, quando calculada com as especificações atuais do Tesla Model 3, garantiriam aproximadamente 724 quilômetros de autonomia.
Ademais, a adoção da tecnologia da Maxwell aperfeiçoaria a durabilidade da bateria — mais especificamente, dobrando-as. Quando comparado com a atual janela de 480 mil km e 800 mil km de durabilidade, as novas baterias do Tesla Model 3 com eletrodos secos alcançariam entre 960 mil km a 1,6 milhões de km de vida útil.
Outra importante patente ainda não revelada são os cátodos NMC e os novos eletrólitos. Registrada por Jeff Dahn, engenheiro da companhia, a tecnologia promete estender a vida útil das baterias para 1,6 milhão de quilômetros, assim como apresentado pela General Motors na última quarta-feira (20).
Por fim, os eletrodos Tablas também são tecnologias não reveladas pela companhia. Diferente dos projetos anteriores, o benefício dos eletrodos Tablas não está na sua longevidade ou autonomia, mas no custo de produção, densidade energética e menores temperaturas. Isso pode finalmente permitir que a Tesla reduza o valor das baterias abaixo dos US$ 100 por quilowatt-hora e otimize a energia gasta pelos sistemas de resfriamento.
Battery Day ainda sem data
Questionado no Twitter, Elon Musk revelou um dos planos da Tesla para o Battery Day. Embora já tenha exposto opiniões contrárias ao período de reclusão, Musk entende que a exposição precisa ser adiada — caso contrário, terá o número de visitantes impactada.
@elonmusk ... just one little treat please ... tell us the date .... ?????? pic.twitter.com/3LolYOeuIK
— Viv ?? (@flcnhvy) May 14, 2020
Uma das alternativas reveladas pelo CEO está na divisão do evento em dois diferentes blocos, um feito via transmissões online e outro presencialmente, mas alguns meses depois. Ainda não há qualquer pronunciamento oficial da Tesla sobre a exposição.
Fontes
Categorias