Esse tipo de coisa já aconteceu um montão de vezes e provavelmente continuará acontecendo. Mas, agora, os fãs da Xiaomi têm pegado no pé do CEO da empresa na china, Lei Jun, por ter feito uma publicação no fórum Weibo usando um iPhone.
O criticismo se dá porque a Xiaomi é, atualmente, uma das principais concorrentes da Apple em smartphones, especialmente na China. Assim como no Twitter, o Weibo tem um indicador de "via iPhone". A postagem de Jun incentivava os fãs a lerem alguns livros, de maneira descontraída, mas acabou gerando uma certa controvérsia.
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Postagem do CEO da Xiaomi incentivava seguidores a ler livros e "estudar bastante".Fonte: GizmoChina/Reprodução
A postagem, aparentemente já deletada, foi replicada por Pan Jiu Tang, colega de empresa do Departamento de Investimento Industrial. Na visão dele, "é hipocrisia, incompetência" ou "não se importar com o produto" da concorrência não experimentar produtos da Apple ou Samsung.
De certa forma, não existe nenhuma "obrigação" para CEOs ou gerentes usarem produtos fabricados apenas pelas empresas que trabalham. O fato gera muitos questionamentos sobre ética profissional, mas há a possibilidade de o fazerem para testes, comparações e identificar como a concorrência está se reinventando.
Certo ou errado?
Como falamos, esse tipo de coisa não é novidade. Eric Schmidt, ex-CEO do Google e ex-CEO da Alphabet, admitiu em 2016 que possuía um iPhone. No ano passado, o CEO da Huawei Ren Zhengfei também foi flagrado com um iPad em um aeroporto. Ambos, nas respectivas ocasiões, defenderam o direito de escolha de cada usuário.
O mesmo debate também é levantado com celebridades em posts patrocinados. No passado, a atriz Gal Gadot foi flagrada ao publicar uma propaganda do Huawei Mate 10 Pro usando um iPhone. O mesmo também já aconteceu com o ator Robert Downey Jr. ao fazer uma propaganda para o OnePlus 7 Pro, porém usando um Huawei P30 Pro.
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