As inscrições para a edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, começam nesta segunda-feira (11). Apesar de certa resistência de setores da educação, que pedem o adiamento ou a suspensão da aplicação por causa da pandemia do novo coronavírus, as provas devem mesmo acontecer.
O destaque da edição deste ano é a aplicação do "Enem digital", uma versão online da prova que é aplicada em locais específicos determinados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), que organiza a prova todos os anos. Ao todo, são ofertadas 101.100 vagas nessa modalidade em uma lista limitada de municípios, que pode ser conferida no edital da prova.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Enem digital será aplicado nos dias 22 e 29 de novembro de 2020 — sendo que as provas impressas acontecem em 1º e 8 de novembro. O conteúdo cobrado no digital segue a mesma estrutura da versão impressa: quatro provas objetivas, com 45 questões cada, além de uma redação que deve ser escrita à mão. A versão digital é disponibilizada somente para estudantes não-treineiros, que já concluíram o ensino médio ou irão concluir em 2020, e não necessitam de atendimento especial. Para mais informações e fazer a inscrição, basta acessar a seção de Participante no site do Inep.
Fique ligado!
O cadastro deve ser realizado até o dia 22 de maio e você deve optar pela versão impressa ou digital no momento do preenchimento — sendo que você pode apenas realizar um dos formatos.
O valor da taxa é de R$ 85 e o aluno deve fazer o pagamento até o dia 28 de maio. Até mesmo estudantes que têm direito à isenção devem fazer o cadastro pelo site do Inep. Além da versão por computador, outra novidade da edição de 2020 é a necessidade de o participante anexar uma foto atual no sistema de inscrição.
Fontes