A SpaceX realizou um novo teste com o foguete Starship e, desta vez, o resultado foi promissor. Diferente das últimas tentativas, o protótipo da nave não explodiu e conseguiu passar de maneira estável pela prova de pressurização.
Por meio de seu Twitter, Elon Musk, o CEO da SpaceX, mostrou imagens do teste feito pela companhia, que foi realizado nesse domingo (26) em Boca Chica, Texas. Os vídeo mostram o interior e o exterior do protótipo após o teste criogênico de pressão.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
SN4 passed cryo proof! ?? pic.twitter.com/EJakThZRGF
— Elon Musk (@elonmusk) April 27, 2020
O teste realizado pela companhia coloca nitrogênio nos tanques de combustível da nave em alta pressão para garantir que os componentes do foguete são resistentes. O modelo que foi colocado à prova pela SpaceX se chama SN4 - Serial Number 4 - e se saiu consideravelmente bem em comparação aos seus antecessores.
A SpaceX vem realizando testes do tipo com os protótipos da Starship desde novembro de 2019, e os resultados obtidos anteriormente não foram positivos. A prova criogênica mais recente foi realizada no começo de abril e acabou com o foguete SN3 implodindo.
Fonte: CNET
Com o novo protótipo estável, a tendência agora é que a SpaceX comece a passar para os próximos estágios de desenvolvimento da nave, que promete ser a principal aposta da empresa de Elon Musk na exploração espacial. De acordo com o executivo, a equipe vai acoplar um motor Raptor no foguete e realizar novos testes ainda esta semana.
Se a SpaceX concretizar seus planos com a Starship, a versão final da nave será utilizada na realização de viagens espaciais de longa distância. Uma das missões do foguete, inclusive, será levar seres humanos para Marte.
Leia também: Starlink: testes da internet de Elon Musk começam em 6 meses
Fontes