A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quarta-feira (8) que disponibilizou um novo número de telefone para uso nacional. Trata-se do código 111, que será aplicado pela Caixa Econômica Federal.
A sequência foi escolhida por ser de fácil memorização e vai concentrar os serviços do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda do Governo Federal — série de medidas adotadas por causa do isolamento social e da paralisação de serviços durante a pandemia do novo coronavírus. Vale lembrar que o aplicativo da Caixa para quem pode solicitar o Auxílio Emergencial ao Trabalhador já está no ar.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para viabilizar a mudança em tão pouco tempo, a Anatel montou uma força-tarefa com prestadoras de telefonia e operadoras, já que foi necessário reprogramar as centrais telefônicas de redes fixas e móveis para receber o novo código. Anteriormente, a agência já havia se reunido com operadoras e empresas de streaming para tratar da pandemia, mas o assunto era uma eventual redução na qualidade das transmissões para economia de banda.
Ainda em implementação
Todas as ligações para o número 111 serão gratuitas e direcionadas automaticamente para o setor de atendimento da Caixa — assim como o 190 coloca você em contato com a polícia, por exemplo. Por enquanto, as chamadas ainda não estão funcionando, mas o programa deve entrar em funcionamento em breve.
Fontes