A Samsung divulgou nesta terça-feira (7) uma prévia do relatório financeiro trimestral da empresa, que será divulgado de forma completa no fim do mês. Como ele envolve o desempenho da companhia nos primeiros meses de 2020, ele deve mostrar os impactos financeiros do início da pandemia do novo coronavírus na produção e nas vendas da gigante.
Ao menos por enquanto, os efeitos não parecem muito graves. Segundo a companhia, as vendas devem totalizar 55 trilhões de won (cerca de RR$ 233,86 bilhões em conversão direta de moeda), com lucro operacional de 6,4 trilhões de won (aproximadamente R$ 27,2 bilhões). Ambos os números são melhores do que os apresentados no mesmo período do ano passado — um aumento anual de 5% e 2,7%, respectivamente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Vale ressaltar ainda que ambas as margens são levemente menores do que no último trimestre de 2019 — que naturalmente apresenta valores mais altos, já que inclui as festas de final de ano e a Black Friday.
O que aconteceu?
Como a companhia ainda não detalhou quais foram as divisões mais responsáveis pela alta dos números, ainda não é possível traçar um diagnóstico mais preciso. Entretanto, segundo a CNBC, analistas sugerem que a unidade de chips de memória é uma das mais bem sucedidas no período. Afinal, há mais gente em casa, trabalhando ou apenas passando o tempo em isolamento social, o que ampliou a demanda em servidores, data centers e hardware para computação em nuvem em geral.
A divisão de celulares também deve sofrer algum impacto, talvez refletido no próximo trimestre. E isso deve ocorrer não apenas pelo fechamento parcial das lojas e fábricas ao redor do mundo por algumas semanas, mas também por eventuais mudanças nos hábitos dos consumidores depois da pandemia.
Fontes
Categorias