A Microsoft contratou um ex-executivo da Apple para ser uma das referências no setor de hardware da empresa. Trata-se de Rubén Caballero, que agora é vice-presidente corporativo da companhia, e deve trabalhar em dois setores em especial: realidade mista (a partir da plataforma do HoloLens) e inteligência artificial.
Curiosamente, a experiência dele na Maçã foi bem diferente. Entre 2005 e 2019, a sua especialidade estava em sistemas de conexão e comunicação sem fio: ele ajudou a desenvolver tecnologias como as antenas internas de aparelhos como iPhones e Macs desde as primeiras gerações. Caballero era um executivo bastante discreto em relação à imprensa, mas virou notícia uma vez: ele teria sido o engenheiro que alertou Steve Jobs sobre possíveis problemas de queda nas ligações por causa de um posicionamento incorreto da antena do iPhone 4 — e foi ignorado, resultando em um grave problema de sinal.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No início de 2019, o veterano estava no meio de um conflito. Ele era o chefe do projeto que desenvolveria o modem 5G para o iPhone a partir de equipamentos da Qualcomm, mas a vontade da Maçã em criar os componentes do zero e usar tecnologia própria fez ele perder espaço para outra equipe. Ele então passou alguns meses como consultor até ser chamado pela Microsoft.
Caballero ainda nos tempos de AppleFonte: LinkedIn
Caballero é formado em Engenharia Elétrica pela École Polytechnique de Montreal, no Canadá, tendo ainda um mestrado e um doutorado honorário na área. Ele passou quatro anos como engenheiro de testes de instrumentos de voo e telecomunicações para a Força Aérea do Canadá, até começar a circular por startups. Em janeiro de 2005, foi contratado pela Apple.
Fontes