A montadora automotiva Tesla celebrou nesta segunda-feira (9) um marco importante. Ela celebrou a finalização do carro de número um milhão fabricado pela empresa.
O modelo é um Model Y na cor vermelha, uma SUV totalmente elétrica que ainda não foi enviada aos consumidores e custa a partir de US$ 53 mil — cerca de R$ 250 mil em conversão direta de moeda. O CEO da companhia, Elon Musk, postou a foto do carro que significa o marco e parabenizou a equipe.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Confira:
Congratulations Tesla team on making our 1,000,000th car!! pic.twitter.com/5M99a9LLQi
— Elon Musk (@elonmusk) March 10, 2020
Apesar da marca para celebrar, isso só ressalta as diferenças entre a Tesla e montadoras maiores e mais tradicionais do setor. Afinal, segundo o The Verge, empresas como a Toyota ou a Volkswagen produzem dez milhões de veículos por ano. Além disso, a Tesla só atingiu esse valor depois de quase 12 anos fazendo carros — o primeiro modelo, o Roadster, saiu em 2008 — tendo 17 anos de atividade — ela foi fundada em 2003, ainda sem Musk no comando.
Ainda assim, o modelo de negócios escolhido pela empresa é propositalmente menor e não tão escalável. A Gigafactory, linha de produção aberta no fim de 2019 na China, só começou a entregar os primeiros veículos recentemente. Além disso, ela está em negociações burocráticas para abrir mais uma dessas "superfábricas" em Berlim e estuda até mesmo chegar ao Brasil.
Fontes