A edição 2020 do Salão do Automóvel de Genebra foi cancelada, em decorrência das preocupações com o coronavírus. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (28) pelos organizadores na Suíça, poucos dias antes da abertura oficial da feira, uma das maiores do mundo no setor automobilístico.
Os organizadores tomaram a decisão de cancelar o Salão do Automóvel após o governo do país proibir a realização de eventos que reúnam 1 mil pessoas ou mais, como medida para evitar a propagação do Covid-19, que já tem casos registrados em todos os continentes. A proibição é válida até o dia 15 de março, quando terminaria o encontro em Genebra.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em nota publicada no site da feira, o presidente do Salão do Automóvel Maurice Turrettini falou sobre o cancelamento: “Lamentamos essa situação, mas a saúde de todos os participantes é nossa e a principal prioridade de nossos expositores. Este é um caso de força maior e uma tremenda perda para os fabricantes que investiram maciçamente em sua presença em Genebra. No entanto, estamos convencidos de que eles entenderão essa decisão”, disse ele.
Segundo Turrettini, as consequências financeiras para as montadoras e todos os participantes do evento são significativas e ainda precisam ser mensuradas. Com relação aos ingressos, quem comprou terá direito ao reembolso.
Outros grandes eventos cancelados
Além do Salão de Genebra, outros grandes eventos já foram cancelados desde o início do ano motivados pela preocupação em relação ao coronavírus, como o Mobile World Congress (MWC), que aconteceria neste final de fevereiro em Barcelona.
Também tiveram que ser adiados ou cancelados a conferência de desenvolvedores F8 do Facebook, o Salão de Pequim, e as corridas de Fórmula 1 e Fórmula E marcadas para a China, principal foco do Covid-19.
Fontes
Categorias