O Instagram se tornou uma das mais importantes fontes de renda para o Facebook. No ano passado, o app conseguiu gerar US$ 20 bilhões em receita de publicidade. Isso representa mais que 25% de toda a receita do Facebook em 2019.
Mais que o YouTube?
Na terça-feira (04), a Google informou que, em 2019, o YouTube gerou US$ 15 bilhões em receita de publicidade. Isso é cerca de 10% da receita total da Google para aquele ano. Contudo, devemos lembrar que o YouTube direciona parte do que é arrecadado com os anúncios com os criadores de conteúdo da plataforma.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No caso do Instagram, o site só investe nos equipamentos de alguns criadores que geram conteúdo por meio do IGVT, plataforma de vídeos da rede social.
Essa abordagem de investimento é bem diferente de dividir os lucros gerados com os anúncios com o criador em si. O próprio site admitiu que esse tipo de investimento é bem baixo.
Já o YouTube, compartilha a receita publicitária com os criadores. Segundo a diretora financeira da Alphabet, Ruth Porat, o que o YouTube gasta com os criadores é menor que os custos de “aquisição de conteúdo” da plataforma, que gira em torno de US$ 8,5 bilhões.
No Instagram, os anúncios são mostrados no Stories, no feed e na guia “Explorar”. O app foi muito bem monetizado pelo Facebook. Há até um recurso que permite que empresas vendam produtos diretamente por meio da plataforma, sem a necessidade de redirecionar a transação para uma loja. E, provavelmente, o Facebook continuará buscando formas de gerar renda com a rede social.
Fontes