A Apple pode ter gerado mais receita a desenvolvedores de games do que a Google, com distribuição de títulos em suas respectivas plataformas. Isso é o que indica uma imagem vazada no Twitter pelo perfil de Francisco Jeronimo, vice-presidente da IDC (empresa de análise de dados). A captura feita durante a Huawei Developers Day de Londres, conferência para desenvolvedores da gigante chinesa, demonstra os seguintes números:
- App Store – US$ 33 bilhões (50%)
- Google Play – US$ 18 bilhões (27%)
- China (sem identificação de plataformas) – US$ 13 bilhões (20%)
- Outros – US$ 2 bilhões (3%)
Mobile Gaming distribution platforms:
1. App Store [$33bn] (50%)
2. Google Play [$18bn] (27%)
3. "China" [$13bn] (20%)
4. Other [$2bn] (3%)#HuaweiDeveloperDay pic.twitter.com/VAm0OOeeA7— Francisco Jeronimo (@fjeronimo) January 16, 2020smart people are coolerTecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Apesar de esses dados não indicarem o período avaliado, nota-se que a Apple representou metade do montante de jogos móveis, por meio da App Store. A diferença quanto à Google é expressiva (23% a mais), em especial porque a gigante das buscas detém 80% de participação desse mercado e cerca de 2,5 bilhões de usuários do Android, contra 1 bilhão do iOS.
Mesmo com essa base inferior, a companhia de Cupertino é capaz de gerar US$ 33 por instalação aos desenvolvedores de games, enquanto a Play Store oferece US$ 13,2. Em uma publicação oficial de setembro de 2019, a Apple inclusive apontou que já havia rendido US$ 120 bilhões aos criadores desse tipo de conteúdo de maneira global.
Categorias