A fabricante de equipamentos de áudio Bose anunciou o fechamento das lojas físicas da marca em diversas localidades. Ao todo, 119 estabelecimentos do varejo terão as atividades encerradas nos próximos meses nos seguintes territórios: América no Norte, Europa, Japão e Austrália.
Lojas específicas de Índia, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e sudeste asiático permanecerão abertas por enquanto. A empresa não detalhou quantos funcionários foram demitidos, mas garante acertos financeiros e assistência na recolocação no mercado de trabalho.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A primeira loja física da Bose nos EUA foi aberta em 1993 e focava não só nas vendas, mas também em demonstrações dos equipamentos. A empresa é mais conhecida pelos fones de ouvido com cancelamento de ruído, sendo a pioneira por trás da tecnologia, mas comercializa também alto-falantes e sistemas completos de áudio.
O online venceu
O motivo do fechamento das lojas é o entendimento de que, nesses territórios, as vendas online hoje são maioria absoluta e o público compra eletrônicos cada vez mais utilizando apenas a internet. "Originalmente, nossas lojas físicas davam às pessoas uma forma de experimentar, testar e falar com a gente sobre sistemas de entretenimento mútiplos de CD e DVD. Naquela época, era uma ideia radical, mas nós focamos no que nossos consumidores precisavam e onde eles precisavam — e estamos fazendo a mesma coisa agora", diz a empresa em um comunicado oficial.
Desde outubro do ano passado, a Bose está presente no Brasil com representação oficial em lojas como MercadoLivre e Amazon.
Fontes