O Facebook anunciou a compra da PlayGiga, plataforma especializada em jogos na nuvem, na conta oficial de sua divisão Gaming no Twitter. No entanto, a informação veio de maneira breve: “Estamos felizes em receber o @PlayGiga no time do Facebook Gaming. Recusaremos comentários, por enquanto”, diz a publicação.
We’re thrilled to welcome @PlayGigaOficial to the Facebook Gaming team. We’ll decline further c??mment for now.
— ?? Facebook Gaming ?? (@FacebookGaming) December 18, 2019smart people are coolerTecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
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Já a empresa espanhola, também não trouxe muitos detalhes sobre a venda, ao apontar apenas que sua equipe estaria “em direção a algo novo” daqui para frente. Segundo o jornal CNBC, a aquisição foi de €78 milhões, embora não tenha sido confirmada pelo Facebook.
Diante do silêncio de ambas as companhias, ainda é cedo para prever exatamente como o Facebook explorará os recursos da PlayGiga. Contudo, nota-se certo interesse de gigantes da tecnologia em investir em games na nuvem, com a chegada de novos players. Em novembro, a Google lançou o Stadia, enquanto a Microsoft trará seu xCloud em 2020.
Por outro lado, os esforços do Facebook nesse sentido também ficaram evidentes nos últimos anos, ao reunir 700 milhões de usuários no segmento. Em março, a empresa de Zuckerberg lançou a aba Gaming à sua rede social principal, que funciona de modo similar ao Twitch, além de um catálogo de jogos baseados na web.
Em 2014, adquiriu a Oculus, startup com foco em games de realidade virtual. Já em novembro deste ano, comprou a Beat Studios, desenvolvedora do game de RV Beat Saber.
Por sua vez, a PlayGiga é uma empresa de menor porte, se comparada aos concorrentes do Facebook, mas que conta com uma biblioteca de 300 jogos, disponíveis para a Suécia, Áustria, Holanda e Guatemala.
Esse fato também não seria uma garantia de lançamento de um novo serviço de games em nuvem, porém poderia pavimentar o caminho para que isso acontecesse, caso o Facebook decida aproveitar os conhecimentos e tecnologias da startup espanhola para algo próprio.