Nem todos os produtos que são um sucesso de colaboração e financiamento em sites de crowdfunding têm um final feliz. Afinal, entre receber a verba da comunidade e entregar o produto a todos há uma série de variáveis e possibilidades. E quem ajudou a tornar o Coolest Cooler realidade em 2014 acaba de sentir isso na pele.
Há cinco anos, o Coolest bateu recordes de financiamento no Kickstarter ao arrecadar mais de US$ 13 milhões de quase 70 mil pessoas. Só que a demanda alta demais se transformou em um problema: nem todos os apoiadores receberam o produto, enquanto quem de fato colocou as mãos no produto (que mistura cooler, liquidificador e até alto-falante) ficou indignado com os cortes que o preço original recebeu ao longo do tempo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Agora, parece que a história finalmente chegou a um fim. Os responsáveis pelo Coolest Cooler avisaram à comunidade que o envio de unidades terminou — e as cerca de 20 mil pessoas que ainda não receberam o produto jamais verão o seu. Além disso, a empresa afirmou que vai reembolsar os consumidores em US$ 20 — sendo que o projeto original custava no mínimo US$ 200.
E agora?
Em uma mensagem na página do produto, a organização culpa as tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos à China, de onde são importados os produtos. Com a imposição de impostos de até 25% sobre alguns itens, o negócio tornou-se inviável mesmo após arrecadar tanto dinheiro.
O tal valor foi fechado graças a um acordo feito em 2017 entre o fundador do projeto, Ryan Grepper, e o Departamento de Justiça do Oregon, nos Estados Unidos. É possível que apoiadores agora processem individualmente a companhia, o que pode levá-la a ter que indenizar os consumidores.
Welp... so today, 5 years after I backed this thing, #CoolestCooler let’s me know I’m not getting anything. cool. pic.twitter.com/DWjP04HSYi
— Mega Ran is ON TOUR (@MegaRan) December 7, 2019
E tem mais um problema na história: há alguns dias, durante a semana da Black Friday, a Coolest Cooler realizou uma promoção vendendo cada unidade com um desconto de US$ 100 — ou seja, menos que o "early access" dos primeiros apoiadores, e comercializando itens que poderiam ter sido enviados a quem ficou sem o produto.
Fontes
Categorias