A divisão de computação em nuvem da Amazon, a Amazon Web Services (AWS), anunciou o lançamento de um serviço de computação quântica que será oferecido aos seus clientes. O projeto Braket começa a operar já a partir deste mês de dezembro.
A AWS é líder mundial no setor de computação em nuvem, possuindo mais de 160 serviços ao todo, de armazenamento a antenas de controle de satélites.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Novas possibilidades
A computação quântica é uma tecnologia que permite o uso dos “qubits”, em vez dos tradicionais bits. Com isso, a capacidade de processamento dos equipamentos quânticos é exponencialmente maior do que a das máquinas que conhecemos hoje, o que vai revolucionar a forma como realizamos cálculos matemáticos envolvidos em todo tipo de pesquisa.
Aposta para o futuro
Embora nenhuma empresa tenha computadores quânticos operando de modo prático, e, na verdade, ainda nem chegamos perto disso, a Amazon afirma que as companhias devem começar a se preparar para a “era quântica”.
Para isso, os experimentos precisam ser iniciados já. Segundo a empresa, há centenas de clientes querendo aprender a lidar com a tecnologia quântica. Por isso, a Amazon também está lançando um serviço de consultoria para ajudar seus clientes a descobrir como a computação quântica poderá ser útil em seus negócios.
O Braket vai oferecer hardware quântico, via nuvem, por meio de três startups, que são a D-Wave, a IonQ e a Rigetti Cumputing. Hoje, a tecnologia já conta com protótipos de processadores que estão sendo utilizados para explorar novas possibilidades no desenvolvimento de novos materiais, como baterias para carros elétricos, e até mesmo na modelagem de mercados financeiros.
A Amazon ainda anunciou a criação do AWS Center for Quantum Computing, um centro onde a companhia vai desenvolver suas próprias tecnologias para computadores quânticos, e que ficará localizado no Instituto de Tecnologia da Califórnia.
Categorias