O Brasil deve selecionar em breve qual empresa será a principal responsável por implementar a rede 5G no país — e o próprio governo da China acredita que as chances da fabricante Huawei são altas.
De acordo com a Época Negócios, reuniões entre os presidentes Jair Bolsonaro e Xi Jinping que serão realizadas durante o encontro dos Brics, que acontece nesta semana em Brasília, pode ser determinantes para fechar o negócio.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O embaixador chinês, Yang Wanming, confirmou ao site que a cooperação deve mesmo acontecer. Vale lembrar que o Brasil está bastante atrasado em relação à implementação da quinta geração de conectividade móvel — tanto pela indefinição da empresa responsável quanto nos adiamentos do leilão das frequências pela Anatel, que pode acontecer só no fim de 2020 ou até em 2021.
Mas e os EUA?
Enquanto o Brasil se aproxima da China e fecha acordos comerciais em diferentes setores, a escolha da Huawei é um pouco mais sensível. Isso porque a fabricante, que é a líder mundial em infraestrutura de telecomunicações, está no centro de uma disputa contra os Estados Unidos há meses. A marca é acusada de espionagem a mando do governo chinês.
Como a relação do Brasil com os EUA é bem mais próxima do que a conexão com a China e a guerra comercial ainda não está definida, o país pode ter que esperar um pouco para tomar a decisão — ou causar o desagrado nos aliados.
Fontes
Categorias