A venda de smartphones sobe pela primeira vez em dois anos. Segundo relatório publicado pela empresa de análise de dados Strategy Analytics, a procura pelos aparelhos cresceu cerca de 2% em relação ao ano passado. Isso equivale a 366 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Para a diretora da empresa, o crescimento aconteceu devido à redução de preços e a busca de modificação nos aparelhos. Além disso, a diversidade de marcas gera forte concorrência, tornando outro fator decisivo.
Os dados colhidos demonstram que o crescimento foi impulsionado principalmente pela Huawei, responsável por 29% de aumento em comparação ao mesmo período do ano passado. Envolvida em problemas nos Estados Unidos, a Huawei concentrou suas vendas na China.
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Uma outra pesquisa feita pela Canalys, aponta que a Samsung permanece em primeiro lugar no ranking de aparelhos vendidos, e ainda teve um crescimento de 11%. Isso é consequência dos investimentos da empresa em tecnologia 5G.
Apple se estabiliza, mas não apresenta crescimento significante
Diferente das outras duas marcas orientais, a Apple permanece em terceiro lugar entre as marcas mais vendidas, sem mudanças ou crescimento significativo. No ano passado, a empresa americana teve queda de 3% nas vendas dos Iphones. A Strategy Analytics demonstra que a Apple começou a melhorar esse ano e se estabilizar nas vendas, a partir do barateamento dos preços do Iphone 11 e aumento da demanda na Ásia. Especialistas acreditam que o cenário pode ser melhor para a empresa com o lançamento do iPhone 5G em 2020.
Apesar de serem reconhecidos mundialmente, os aparelhos da Apple apresentam desvantagens comparados aos preços mais baixos dos concorrentes, como Samsung, Huawei e Xiaomi.
Vendendo principalmente na Índia e China, a Xiaomi fica com o quarto lugar, enfrentando a concorrência da Huawei e Realme. Além dela, a OPPO também aparece nessa “competição” com a expansão de seu público-alvo , que passou da China para Europa Ocidental.