O Google, dentro da batalha pela conquista de clientes corporativos travada com a Microsoft, contratou Javier Sotero, ex-chefe de estratégia de software de produtividade do Office, para administrar os setores de consumidores e negócios do G Suite, gerenciando a produtividade e as ferramentas de colaboração do Google para clientes e consumidores corporativos.
O executivo vai se reportar diretamente ao CEO da Google Cloud, Thomas Kurian (por sua vez, contratado em novembro de 2018 para aumentar a linha de frente da briga pelo mercado hoje dominado pela Amazon e Microsoft). Como vice-presidente para o G Suite, Soltero agora vai atrás dos mesmos clientes do Microsoft Office.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Some news on the professional front… I’ve joined Google to lead the G Suite team! The opportunity to work with this team on products that have such a profound impact on the lives of people around the world is a real and rare privilege. I’m excited to get to work. pic.twitter.com/D0lMY81PXv
— Javier Soltero ???? (@jsoltero) 21 de outubro de 2019
Embora nos últimos meses o G Suite venha ganhando participação no segmento corporativo (principalmente o Gmail). A contratação de Soltero é uma resposta ao esforço contínuo da Microsoft de levar usuários dos softwares de produtividade de compra única a optarem para as versões em nuvem baseadas em assinatura, como o Office 365. O Google disponibiliza as versões mais completas do G Suite a usuários corporativos por taxas mensais.
Diretamente das linhas inimigas
Soltero ingressou na Microsoft em 2014 quando esta adquiriu a Acompli, startup da qual ele era um dos fundadores e CEO. O produto adquirido juntamente com a empresa – um email móvel – virou a versão Android e iOS do Outlook e Soltero, o chefe da divisão, onde chegou a dirigir a estratégia de mercado para todo o pacote Office.
Em março de 2018, ele assumiu a Cortana, quando era esperada a transição da assistente digital para dentro dos aplicativos de produtividade. O executivo deixou a empresa em novembro, dentro de uma reestruturação de sua divisão. Para sua chegada, o Google criou a função de vice-presidente para o G Suite.
Fontes