A Netflix confirmou ter atingido mais de 10 milhões de assinantes no Brasil somente no mês de abril, segundo a coluna de Ricardo Feltrin, do portal UOL. Contudo, o veículo estima que no mês de julho esse número possa ter chegado aos 12 milhões, e o faturamento anual da empresa alcançado pelo menos os R$ 4 bilhões no país.
Tal cifra seria equivalente à metade do valor conquistado pela emissora Globo em 2018 (R$10 bilhões). Já o volume de assinantes da plataforma no Brasil, ainda estaria acima do registrado pelas maiores operadoras de TV paga nos últimos meses.
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TV por assinatura vê queda
Segundo dados da Anatel, em agosto de 2019 a Claro possuía mais de 8 milhões de pagantes, enquanto a Sky reunia mais de 4,8 milhões, seguida da Oi, com 1,5 milhão. No ano passado, essas empresas tiveram perda de 3% sobre o total de contratos ativos, o que equivale à redução de 549,8 mil assinantes.
Um relatório de 2018 da Motion Picture Association of America (MPAA) — associação que representa os maiores estúdios de Hollywood e a própria Netflix — também aponta que o número de assinantes de streaming também supera o da TV a cabo em todo o mundo. No caso, seriam 613,3 milhões contra 556 milhões, respectivamente.
Protagonismo dividido
A Netflix registrou no segundo trimestre de 2019 mais de 150 milhões de assinantes globais. No entanto, é importante considerar a chegada de concorrentes de peso, como a Disney e Apple TV+ nos próximos períodos, e recente ampliação do pacote de serviços ofertado pela Amazon Prime com mensalidade de R$ 9,90 — frete grátis no e-commerce, além de streaming de música e vídeo próprios.
Assim, há possibilidades de esses fatores se refletirem sobre os futuros números da Netflix não só no Brasil, como mundialmente.