Ao realizar uma compra durante a Black Friday, o consumidor deseja, principalmente, economizar. Nessa época de promoções, o cuidado para evitar situações que gerem más experiências não deve ser deixado de lado, e para isso é essencial buscar lojas confiáveis, que entregam o que prometem e solucionam os contratempos de maneira rápida e sem prejuízos e danos ao cliente caso problemas ocorram.
Buscar lojas confiáveis é, portanto, a melhor maneira de fugir do estresse após as compras, como entregas atrasadas, produtos defeituosos e dificuldade na resolução de queixas. Para isso, sites especializados oferecem ferramentas úteis, com experiências reais de compra para quem quer descobrir se, além de ótimas promoções, um e-commerce oferece serviço confiável e de qualidade.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Utilizar essas ferramentas é simples, prático e está ao alcance de qualquer consumidor. Um dos sites mais conhecidos para obter informações reais de outros clientes acerca de uma loja é o ReclameAqui.
O site recebe relatos de problemas com compras e permite que os estabelecimentos respondam às reclamações, que só são encerradas se o problema for solucionado. Com pesquisas, é possível conhecer o perfil das empresas e as solicitações recebidas, bem como as resoluções oferecidas.
A Ebit, por sua vez, é uma empresa cuja missão é avaliar a satisfação dos clientes no pós-compra. Ao acessar o site, o cliente pode consultar o perfil de companhias, que recebem selos distintos: diamante (o mais alto), ouro, prata, bronze ou "em avaliação" (ainda sem certificação). Para ganhar esses carimbos, as empresas se filiam à Ebit, que faz a pesquisa com os clientes. O agregador Buscapé é outra ferramenta que permite consultar a avaliação das lojas usando o sistema de selos da Ebit.
Algumas das lojas mais bem avaliadas nessas ferramentas são:
- Americanas.com — Com uma variedade de produtos e promoções, apresenta boas avaliações na resolução de problemas com clientes, com 97% de reclamações respondidas no ReclameAqui;
- Submarino.com — Recebe boas avaliações dos clientes em mais de uma ferramenta de certificação, com notas positivas similares às das Americanas;
- Shoptime.com — Tem selo diamante certificado pela Ebit, e quase 90% dos clientes têm intenção de comprar novamente, de acordo com o site;
- Magazine Luiza — Com nota 8,5 no ReclameAqui, tem um índice de solução de 93% das reclamações e também ganhou o selo diamante da Ebit;
- Fast Shop — Tem índice de 90% de resolução de problemas e 96% de entregas no prazo, é especializada em eletrônicos garante sua confiabilidade;
- Extra.com — Apesar de apresentar nota regular (6,9) no ReclameAqui, tem ótima certificação pela Ebit;
- Cissa Magazine — Menos conhecida que as demais, apresenta boas notas e 100% de reclamações respondidas no ReclameAqui.
Apostar em ferramentas de busca e lojas confiáveis é garantia de boas compras — e de uma Black Friday tranquila e sem sustos.
Categorias