A Microsoft pode finalmente lançar produtos com componentes feitos pela AMD neste ano. De acordo com rumores compartilhados pelo TechRadar, a empresa deve apresentar o Surface Laptop 3 em um evento no dia 2 de outubro com processadores Ryzen, deixando de lado os chips Intel Core.
A fonte do rumor são listagens de varejistas na Europa que indicam o uso de chips AMD nos novos produtos da dona do Windows. Caso as especulações sejam verdadeiras, esta será a primeira vez que a Microsoft equipa dispositivos da linha Surface com processadores feitos pela concorrente da Intel.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os rumores de que a Microsoft estaria pensando em diminuir a presença de componentes da Intel em seus produtos não são novidade. As especulações vêm desde junho, quando vazamentos apontaram que a firma também deve adotar chips Qualcomm Snapdragon na família Surface.
O motivo para o rompimento com a parceira de longa data seria o aparecimento de grandes falhas de segurança em processadores da linha Intel Core nos últimos anos.
Surface Laptop 3 com tela de 15''
Segundo o TechRadar, o Surface Laptop 3 pode chegar ao mercado com variantes equipadas com processadores AMD Ryzen 5 3550H e Ryzen 7 3750H, que trazem quatro núcleos e chip gráfico Radeon RX Vega integrado.
Além disso, a Microsoft também deve lançar o notebook com uma variante trazendo display de 15'', ao invés de disponibilizar o laptop apenas em 13''. Quanto ao restante da linha Surface, ainda não está claro se outros produtos também virão com processadores AMD ou devem continuar adotando soluções da Intel.
Como a Microsoft não comentou oficialmente sobre os rumores, o negócio é esperar até dia 2 de outubro, quando a fabricante realizará um evento para lançar os novos dispositivos da linha Surface.
Fontes