A Vivo acaba de anunciar o lançamento de um novo sistema de troca de mensagens instantâneas, o RCS (Rich Communication Services). Em parceria com o Google, a companhia divulgou a que a novidade é a evolução do SMS e fica hospedada da nuvem.
A operadora é a segunda a utilizar o RCS no Brasil. A Oi foi pioneira utilizando o sistema no começo do ano. A ideia é que, no decorrer das próximas duas semanas, os usuários de Android que já possuem o aplicativo Mensagens do Google, receberão uma notificação com um comunicado oficial da Vivo divulgando a novidade.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Um diferencial do serviço para os já existentes são as possibilidades para as empresas, que podem enviar imagens de ofertas, produtos e até integrar com os canais de atendimento e chatbots. Para as companhias aéreas, as oportunidades são ainda maiores, já que poderão enviar o cartão de embarque para o cliente através do aplicativo. Estas funcionalidades representam uma evolução tecnológica para áreas como mobile advertising, atendimento ao cliente, inteligência artificial, entre outras.
A novidade possibilita ao usuário realizar o envio e recebimento de arquivos, imagens, vídeos e adesivos, acompanhar se o amigo está online ou se está escrevendo uma mensagem, criar grupos de bate-papo, além de usar a rede wi-fi. A notícia boa é que para os clientes da operadora, o app não consome o pacote de dados, inclusive para conversas através do RCS no Brasil e em qualquer lugar do mundo.
Na primeira etapa do lançamento, o RCS da Vivo vai operar apenas com o serviço de troca de mensagem entre o usuário final. Agora é só aguardar e esperar a novidade ficar disponível!
Fontes
Categorias