A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras de telefonia do Brasil começam nesta segunda-feira (2) uma nova fase da atualização cadastral de donos de celulares pré-pagos.
O objetivo é dificultar a criação de novas linhas pré-pagas com dados básicos de um cliente, o que reduz as chances de golpes ou fraudes e mantém dados pessoais dos consumidores devidamente confirmados nas empresas.
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Essa é a terceira fase do plano e a previsão é de que ele seja finalizado em 16 de novembro de 2020. Desta vez, clientes de 17 estados estão contemplados: Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo.
Como funciona
No começo do procedimento, você recebe uma mensagem da operadora via SMS, voz ou notificação no celular. No conteúdo, há instruções sobre como proceder para enviar as informações faltantes ou apenas confirmar alguns números — o que normalmente envolve você ligar para um telefone fornecido pela prestadora de serviços. Antes de seguir, verifique se o número é de fato pertencente à empresa.
Se preferir, você pode ligar diretamente para a operadora antes mesmo de qualquer mensagem e conferir se os seus dados estão corretos. A participação é obrigatória: quem receber a notificação e não fizer a atualização pode ter a linha bloqueada. Você pode conferir todos os detalhes do plano no site da Anatel.
O plano completo de atualização cadastral começou em abril de 2019 e os primeiros estados começaram a atualização em agosto, com a Fase 2 ainda em andamento até outubro. Depois da conferência, as operadoras e a Anatel vão divulgar novas medidas a serem adotadas em 2020, que podem envolver validação de documentos e informações digitalizadas.
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