O Serviço Federal Antimonopólio da Rússia (FAS, na sigla em inglês) está cobrando explicações da Apple. Tudo porque um aplicativo do laboratório russo de segurança cibernética Kaspersky não foi atualizado no iOS, sistema operacional mobile da empresa estadunidense. A própria empresa russa registrou uma queixa ao FAS.
O app em questão é o Safe Kids, utilizado para controle dos pais. O concorrente, desenvolvido pela própria Apple, Screen Time, foi atualizado sem problemas, mas a não atualização do serviço do Kaspersky Lab fez com que ele perdesse parte de suas funcionalidades.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Mais investigações
Não é apenas a Rússia que está de olho na Apple: a empresa de Cupertino está sendo investigadas nos Estados Unidos e na Europa. O Departamento de Justiça dos EUA está observando diversas empresas de tecnologia e a Maçã está entre elas.
Já no velho mundo, as acusações partiram do Spotify, que alega que a empresa americana utiliza meios para reprimir os concorrentes do Apple Music. Sobre a investigação russa, a Apple ainda não se posicionou publicamente.
Fontes