Na último da 29, a americana Qualcomm e a chinesa Tencent Holdings anunciaram uma parceria para a criação de um dispositivo para o público gamer compatível com a rede 5G, além de projetos para melhorias dos jogos da Tencent em aparelhos que utilizem chips e processadores Qualcomm.
As empresas revelaram que pretendem adicionar a compatibilidade 5G ao ASUS ROG Phone II, vendido pela Tencent na China e que inclui o processador Snapdragon 855+.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A cooperação entre as empresas também tem o objetivo de otimizar jogos Tencent que sejam executados em chips de jogo Snapdragon Elite. Assim, jogos como King of Glory, Crossfire, Game for Peace e PUBG poderão ter um desempenho aperfeiçoado em aparelhos considerados topo de linha.
O acordo também pode incluir o aprimoramento de títulos de games para laptops dos Estados Unidos equipados com processadores Qualcomm e que utilizem a rede 5G para se conectar à internet em vez dos tradicionais com chips WiFi.
As melhorias da cooperação
De acordo com Frank Meng, presidente da Qualcomm, o uso da rede 5G irá favorecer a próxima geração de gamers, que aproveitarão a conectividade máxima, com “mais largura de banda, velocidades mais rápidas e latência ultrabaixa de ponta que providenciarão uma experiência de jogo imersiva e em tempo real”.
Essa conectividade mais veloz fornecida pelo 5G pode favorecer um projeto da Tencent em lançar um serviço de jogos baseado em nuvens, o Instant Play. A plataforma de streaming seria destinada a desenvolvedores de jogos, muito semelhante a um serviço já oferecido pela Microsoft, através do Azure. A Tencent não revelou planos para o fornecimento do Instant Play ao consumidor final, mas muitos analistas esperam que isto esteja nos planos da empresa.
Fontes