A Huawei e o Google avançavam em uma parceria para a fabricação de um speaker inteligente, mas, conforme os conflitos econômicos entre Estados Unidos e China avançaram, as duas empresas foram obrigadas a cortar relações.
Em maio deste ano, Donald Trump, presidente dos EUA, impôs sanções comerciais contra a Huawei. A empresa chinesa está em uma lista de entidades proibidas de trabalharem com outras potências tecnológicas sediadas nos país americano.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Considerando as questões de ética em privacidade que Google, Apple, Amazon e outras empresas estão enfrentando, seria problemático para a Huawei utilizar os serviços do Google Assistente no aparelho em questão.
Alto-falante com Google Assistente
O alto-falante inteligente teria sido o primeiro produto da empresa chinesa que os consumidores norte-americanos poderiam comprar sem precisar importar. De acordo com o The Information, a Huawei planejava competir com outros gigantes da tecnologia utilizando a parceria de software da empresa com a Google. O plano era anunciar o produto na conferência IFA deste ano, em Berlim, e vendê-lo mundialmente.
Apesar de Trump ter anunciado um recuo na proibição de negócios envolvendo a Huawei e firmas dos EUA, os próximos movimentos ainda não estão claros, portanto não há como saber se a companhia chinesa retomará o desenvolvimento do seu speaker inteligente com Google Assistente.
Fontes