Startup norte-americana testará constelação de satélites, para gerar sinal de telefonia para áreas fora de cobertura. Para isso, a empresa nomeada como UbiquitiLink gerou um sistema em que as pessoas possam ter acesso a serviço via satélite, ou seja, diretamente de seu dispositivo móvel. O plano teve início em uma missão realizada pela Space X na última semana de julho, na qual alguns minissatélites da UbiquitiLink viajaram até a Estação Espacial Internacional a bordo de um foguete Falcon 9.
A ideia agora é colocá-los em órbita baixa sobre a Terra e começar verificar a estabilidade do futuro serviço. De modo detalhado, a empresa desenvolveu uma tecnologia capaz de “enganar” o celular, fazendo-o se conectar ao satélite automaticamente, quando não houver mais cobertura convencional até mesmo em lugares de difícil acesso.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Ao operar como um provedor global de roaming compartilhado, o serviço UbiquitiLink permitirá que um telefone mude de uma torre terrestre para um satélite e de volta para uma torre quando estiver novamente disponível”, informa a startup.
Contudo, a UbiquitiLink não pretende acabar com todas as torres de telefonia comuns, instaladas na Terra, e sim funcionar como um serviço adicional para as operadoras de telefonia. A empresa ainda garante que sua implantação deve ser bastante simples e barata, uma vez que não será preciso desenvolver nenhum hardware.
Fontes
Categorias