Em janeiro deste ano, a Oi se tornou a primeira empresa brasileira a utilizar serviços de RCS (Rich Communication Services), tecnologia que surgiu como uma evolução do SMS, e agora decidiu expandir esse recurso aos grandes parceiros da marca.
Através de RCS, é possível enviar imagens, mapas, QR Codes, áudio, bater papo online, criar grupos de conversa e uma série de outras coisas que não eram possíveis com os tradicionais torpedos SMS. Devido à semelhança com a usabilidade do WhatsApp, o contato comercial entre cliente e empresa seria facilitado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A ideia de utilizar o RCS em empresas serve para trazer uma proximidade maior das marcas com seus usuários, uma vez que as tecnologias evoluíram e torpedos já estão em desuso. Com o RCS, é possível estabelecer contatos de uma forma mais completa e fluída e sem depender diretamente do WhatsApp, que, cada vez mais, tem demonstrado instabilidades e diversas falhas de segurança.
Entre as empresas parceiras da Oi que estão em testes para a implementação do serviço, estão instituições financeiras e companhias aéreas, que poderão personalizar suas mensagens aos clientes de acordo com suas identidades visuais.
O serviço de RCS está disponível através do aplicativo Mensagens, e pode ser baixado na Google Play em smartphones com sistema operacional Android.
Fontes
Categorias