As coisas estão agitadas para a Amazon nas últimas semanas. Apenas alguns dias após o anúncio de que o Congresso dos Estados Unidos investigará as condições de trabalho nos depósitos da empresa, a companhia agora será forçada a rever sua política para vendedores terceiros que utilizam o site como plataforma para a comercialização de produtos.
Isso porque a Alemanha exigiu que a marca adotasse as regras europeias de tratamento dos parceiros de negócios. A Amazon terá 30 dias para se adequar ao formato, tendo concordado com os termos depois de 7 meses de investigação por parte das autoridades antitruste germânicas.
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Entre as exigências feitas à companhia está a obrigatoriedade de um aviso de 30 dias prévios quando houver a remoção de um vendedor da plataforma. Além disso, será preciso explicar os motivos pelos quais a expulsão está acontecendo.
Reclamação de comerciantes
A medida vem como resposta a uma reclamação antiga de muitos comerciantes que usavam a Amazon para vender seus produtos: a remoção repentina e sem justificativas. Agora, os comerciantes inclusive poderão levar a gigante para os tribunais caso se sintam injustiçados.
Apesar de as demandas terem sido feitas na Alemanha, elas não valerão apenas lá. A Amazon incorporará as novas regras para parceiros de negócios também na Grã-Bretanha, França, Itália e Espanha e poderá valer ainda em países da Ásia e América.
As adaptações afetarão alguns campos de descrição de produtos e termos de serviços da empresa, envolvendo especialmente custos de devolução e reembolso, embora ainda não seja público um detalhamento sobre o que exatamente mudará envolvendo essas questões.
Além das alterações com relação aos vendedores, a Amazon também está sob investigação da Comissão Europeia para avaliar se a política de uso de dados confidenciais dos clientes não viola as regras de concorrência da União Europeia.
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