A Apple vai financiar podcasts exclusivos para sua plataforma, afirma uma reportagem publicada nesta terça-feira (16) pela agência de notícias Bloomberg. Executivos da companhia teriam conversado com empresas de comunicação para fechar acordos de exclusividade envolvendo produções originais.
Caso seja confirmada, a notícia indica uma mudança na estratégia da Apple para o futuro dos podcasts. A empresa foi uma das primeiras a apostar no formato, mas sempre manteve seu aplicativo como uma plataforma neutra e aberta, possibilitando até mesmo que você assine programas diratemente via feed RSS (algo que o Spotify não permite).
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Com o investimento em programas exclusivos para sua plataforma, a Apple passa a competir diretamente com o próprio Spotify. O serviço sueco de streaming gastou recentemente US$ 500 milhões na aquisição de companhias como Parcast e Gimlet Media, especializadas na produção de podcasts narrativos originais, além da Anchor, que oferece ferramentas para gravação, edição e distribuição dos programas. Esse valor é maior que o total movimentado por toda a indústria de podcasts durante o ano passado, que ficou em US$ 479 milhões.
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Atualmente, empresas como Spotify, Stitcher, Audible e Luminary já trabalham com podcasts exclusivos para suas plataformas. Entre elas, a única que vem investindo em produções do tipo no Brasil é o Spotify. Até o momento, não está claro se os novos exclusivos da Apple poderão ser acessados por outros aplicativos que usam a API da empresa, como o Pocket Casts, mas a reportagem indica que eles estarão disponíveis apenas no Apple Podcasts, disponível para iOS e macOS.
O movimento também confirma outra tendência: a de que o futuro da indústria de podcasts não deve ser muito diferente do que vemos atualmente nas plataformas de streaming de séries e filmes, onde é preciso acessar diversos serviços diferentes para assistir ao conteúdo original e exclusivo de cada uma.
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