Quem fizer um pagamento em um terminal automático do Alipay na China em breve vai notar uma novidade. O sistema financeiro, que é um dos braços da gigante Alibaba e "prima" do site Aliexpress, vai adicionar na próxima semana filtros de beleza que serão aplicados no consumidor na hora do login via reconhecimento facial.
Tudo começou com uma enquete feita pela própria empresa na rede social chinesa Weibo, ao perguntar se os consumidores se sentiam feios quando viam a própria imagem nas câmeras frontais dos terminais. Como mais de 60% das respostas foram positivas, ela resolveu agir.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para deixar o cliente com autoestima de sobra, os tais filtros devem trazer modificações na pele, mais lisa e sem espinhas, olhos mais destacados e bochechas rosadas — alterações clássicas em serviços que existem aos montes nas lojas de apps para Android e iOS. Segundo o site QZ, a China é um dos maiores mercados do mundo em termos de cirurgias plásticas e é um dos mais fãs de aplicativos de filtros de beleza.
O Alipay deixou claro que a versão que será processada pelo sistema é a foto original, com o filtro aparecendo apenas para os consumidores por alguns segundos.
Fontes
Categorias