Faz quase 1 ano que a Lockheed Martin assinou um contrato de 248 milhões de dólares para desenvolver um avião supersônico silencioso para a NASA, e parece que o projeto está cada vez mais peculiar: o X-59 QueSSt terá uma grande tela 4K no lugar da janela frontal do cockpit.
Para cumprir o objetivo silencioso, os designers da empresa informaram que a aeronave precisa ser o mais aerodinâmica possível, então a janela tradicional da cabine do piloto é inviável. A iniciativa inédita será testada oficialmente em 2021. Se não acontecerem atrasos, claro.
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De acordo com o Techcrunch, a meta da Lockheed Martin é conseguir criar uma máquina capaz de ultrapassar a velocidade do som com um barulho equivalente a um "fechar de portas de um carro". Ou seja: um piloto corajoso vai voar a, aproximadamente, 1,5 mil quilômetros por hora, em uma altitude de quase 17 quilômetros para produzir um pouco mais de 75 decibéis, o equivalente a um aspirador. O contrato foi aberto pela NASA porque voos supersônicos são extremamente barulhentos e podem causar diversos problemas em áreas populosas.
(Fonte: Techcrunch/Reprodução)
O design do X-59 já está sendo aperfeiçoado pela Lockheed Martin desde 2016, e, no ano passado, uma miniatura preliminar da aeronave — que parece uma escova de dentes com asas — foi aprovada nos testes do túnel de vento do Centro de Pesquisa Glenn, em Cleveland, Estados Unidos. Você pode conferir uma renderização da nave abaixo.
Como você pode observar, o cockpit fica um pouco antes do final das asas, e existem apenas janelas laterais. Para consertar a falta de visão óbvia do piloto, o avião vem equipado com diversos displays 4K. A tela que representa a janela frontal faz parte de um sistema chamado eXternal Visibility, ou XVS, que mostra uma imagem "costurada" por duas câmeras no exterior do avião, junto de outros detalhes sobre o terreno, que já estão armazenados na memória. Por usar um sistema não convencional, diversos profissionais da NASA já estão testando o XVS em simuladores.
(Fonte: Techcrunch/Reprodução)
Atualmente, o avião da NASA e da Lockheed Martin está na fase de construção e deve levantar voo em 2021 – o que é uma surpresa, já que, de acordo com o Techcrunch, esse é o primeiro avião experimental da Lockheed em mais de 30 anos. Se a escova de dentes com asas for bem-sucedida, ela será a precursora dos aviões supersônicos silenciosos e talvez ajude a popularizar ainda mais o conceito junto com a Boom, que desenvolveu um jato desse estilo que consegue transportar entre 45 e 55 pessoas.
Você pode conferir um vídeo de divulgação do X-59 QueSST abaixo.
Fontes