A Xiaomi inaugurou recentemente sua loja brasileira e prometeu fechar o cerco contra aparelhos da marca que não forem comprados por vias oficiais. Assim, a empresa prometeu não oferecer a garantia local da marca para donos de dispositivos que não possuam homologação da Anatel.
Apesar de toda essa intransigência — que está correta —, a empresa pode estar ela mesma comercializando produtos sem homologação da Anatel ou registro e selo do Inmetro quando necessário. Foi o que a publicação Mundo Conectado revelou após um leitor ter enviado imagens de produtos e seus números de registro que ou não existiam, ou não estavam registrados no site da Anatel.
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Uma checagem em produtos da Xiaomi registrados pela Anatel mostra 30 dispositivos, em sua maioria smartphones, e todos os que são comercializados aqui no Brasil estão homologados
Aconteceu o caso também de produtos similares, mas diferentes — duas luminárias da Xiaomi — possuírem o mesmo número de registro marcado em suas embalagens e ele não consta como homologado pela Anatel. Pior ainda: alguns dispositivos apresentavam o selo da Anatel com um número de registro também não reconhecido pela agência.
Fonte: Mundo conectado
Uma checagem em produtos da Xiaomi registrados pela Anatel mostra 30 dispositivos, em sua maioria smartphones, e todos os que são comercializados aqui no Brasil estão homologados. Os outros produtos, porém, continuariam sem registro na agência e não poderiam estar sendo comercializados. A Xiaomi trouxe, em seu retorno oficial ao Brasil, mais de 100 produtos de todos os tipos para ganhar uma fatia considerável no mercado.
A empresa foi contatada, mas ainda não se manifestou sobre o caso.
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