A pesquisa BrandZ, realizada anualmente pela empresa Kantar, indicou um novo campeão como marca mais valiosa do mundo. Estamos falando da Amazon, que deixou para trás a Apple e a Google chegando a um valor de mercado de US$ 315,5 bilhões, algo em torno de R$ 1,2 trilhão. Tudo isso devido a um aumento de nada menos que 52% no valor da marca, enquanto que Apple e Google cresceram apenas 3% e 2% respectivamente.
A ultrapassagem da Amazon para o primeiro lugar acaba com uma disputa que acontecendo desde 2007 entre Google e Apple, que revezam na ponta desde então. Completam o top 10 da BrandZ Microsoft, Visa, Facebook, Alibaba, Tencent, McDonald’s e AT&T. Apenas duas da lista são empresas chinesas — em sétimo e oitavo lugar —, o restante vem dos Estados Unidos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As fronteiras estão esmaecendo enquanto a fluência da tecnologia permite que marcas como Amazon, Google e Alibaba ofereçam uma gama de serviços através de múltiplos pontos de contato do consumidor
“O fenomenal crescimento de valor de marca da Amazon, de quase US$ 108 bilhões no ano passado, demonstra como as marcas estão menos ancoradas em categorias e regiões individuais”, disse Doreen Wang, chefe global da BrandZ. “As fronteiras estão esmaecendo enquanto a fluência da tecnologia permite que marcas como Amazon, Google e Alibaba ofereçam uma gama de serviços através de múltiplos pontos de contato do consumidor”, ele concluiu.
Fontes