O brasileiro Hugo Barra anunciou hoje (09) no Twitter que está deixando a equipe da Oculus — divisão de realidade virtual do Facebook — para liderar uma nova iniciativa de AR e VR da empresa de Mark Zuckerberg. No microblog, Barra não deu muitos detalhes, mas explicou que vai “construir um ecossistema de parceiros para AR/VR baseado em Nova York”. Barra já esteve na Google e, depois na Xiaomi.
Barra liderou Oculus desde 2017 e está saindo logo após o anúncio do Oculus Quest e Oculus Rift S. Os novos headset para realidade virtual começam a ser vendidos no mercado internacional ainda neste mês. Segundo Barra, com essa “primeira geração de produtos completa, é hora de assumir um novo grande desafio: levar AR e VR para mais pessoas”.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Taking a new role @facebook building a global AR/VR partner ecosystem based in NYC, after 2+ amazing years leading the @oculus team. With Quest shipping 5/21, our first-gen VR lineup is now complete.Time for me to take on the next big challenge—bringing AR and VR to more people!
— Hugo Barra (@hbarra) 9 de maio de 2019
Essa movimentação faz bastante sentido. Com os produtos de realidade virtual e aumentada prontos para o consumidor final, o Facebook busca agora trazer mais empresas para o segmento se tornar maior e mais atraente. Com mais pessoas criando conteúdo para AR e VR, novas possibilidades de uso devem surgir.
No lugar de Barra fica Erick Tseng, que atuava como diretor de gerenciamento de produto no Facebook. Também em sua conta no Twitter, Tseng comentou a mudança de cargo. “Estou empolgado em retornar para minhas raízes no trabalho com hardware para o consumidor final e integrar um time que está transformando ficção científica em realidade”.
Desde a aquisição da Oculus, o Facebook vem trabalhando com a tecnologia da empresa para abranger um leque de usuários mais amplo do que apenas os gamers. De acordo com o The Verge, o Facebook também já pensa em uma próxima geração de produtos AR e VR para consumidores, mas ainda não tem uma ideia clara de como poderiam ser esses dispositivos.
Categorias