A Apple vem tentando reduzir ao máximo a dependência de adquirir componentes de empresas parceiras, com o objetivo de passar a fabricar todas as principais peças necessárias para a montagem de seus equipamentos. Para isso, a empresa tem “caçado” e contratado especialistas das áreas relacionadas, inclusive funcionários de suas parceiras.
Ultimamente, quem perdeu seu líder de projetos de modems 5G para a Apple foi a Intel. Umashankar Thyagarajan já realizou a mudança de cargo e empresa em seu perfil no LinkedIn, o que confirma a informação.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em abril, a Intel anunciou a sua saída do mercado de modems 5G para celulares após a divulgação de um acordo entre a Apple e a Qualcomm. No entanto, uma das razões para essa decisão da Intel pode também ser a saída de Thyagarajan, que ocorreu em fevereiro.
(Fonte: Unsplash/Mark Solarski)
De acordo com o Telegraph, Thyagarajan foi o engenheiro de projeto do chip 5G XMM 8160, que foi anunciado pela Intel em 2018, além de ter sido peça-chave no desenvolvimento dos modems 4G que são utilizados nos iPhones XS e XR.
Esse foi apenas um dos duros golpes que a Intel levou da Apple nos últimos tempos, visto que a empresa de Cupertino deixou clara a sua intenção de abandonar os processadores da Intel e passar a fabricar seus próprios chips já a partir de 2020.
Sobre o acordo com a Qualcomm, podemos imaginar que, assim que a Apple conseguir “andar com as próprias pernas” e desenvolver seu próprio modem 5G, a parceria será desfeita, o que ainda pode resultar em contratações de funcionários da própria Qualcomm.
Fontes