A ANTEL, empresa estatal de telecomunicações do Uruguai, lançou ontem (10) a primeira rede comercial 5G da América Latina. A novidade foi possível graças a uma parceria com a finlandesa Nokia, que forneceu rede de rádio 5G, transporte óptico e serviços de suporte à operadora.
As primeiras estações-base de 5G comercialmente operantes em todo o continente estão localizadas na área de Barra de Manantiales, no Departamento de Maldonado, e foram usadas pela estatal uruguaia para demonstrar as velocidades altas com latências ultrabaixas da nova rede 5G.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Avanço
A quinta geração da rede móvel tem algumas vantagens significativas em relação às gerações anteriores. Entre elas estão maiores velocidades de conexão e latências baixíssimas, garantindo assim aplicações avançadas não só para dispositivos móveis, mas também para a Internet das Coisas, favorecendo consumidores domésticos e industriais.
“Estamos muito orgulhosos por sermos o primeiro operador na América Latina a ativar uma rede comercial de 5G”, celebrou o presidente da ANTEL Andrés Tolosa. “Esse marco está em linha com nosso forte compromisso pelo desenvolvimento dos setores industrial e de entretenimento, bem como pelo grande impulso para o desenvolvimento de aplicativos.”
A Nokia comemorou o feito e ressaltou a importância da novidade para o país sul-americano. “O 5G é uma excelente oportunidade de crescimento e de lançamento de novos serviços”, destacou Osvaldo Di Campli, presidente da companhia para a América Latina. Ele ressaltou, ainda, que o desejo de sua empresa é “continuar a apoiar as inovações em serviços da ANTEL”.