Uma pesquisa realizada pela Minsait, divisão de negócios da espanhola Indra, revelou que os brasileiros estão entre os cidadãos latinos que mais se sentem inseguros em relação às compras feitas através da internet.
A conclusão do estudo chega a destoar com alguns dados obtidos. Por exemplo, foi provado que nós somos os primeiros da lista quanto a experimentar comprar algo online. Dos países em que os cidadãos já compraram online, ao menos uma vez, o topo do ranking fica assim: Brasil (94,6%), Chile (93,5%), Argentina (91,6%), Colômbia (90,9%) e México (90,8%).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Já no quesito “frequência de compras”, os brasileiros despencam no ranking. A maioria dos outros cidadãos latinos costuma comprar online pelo menos uma vez ao mês. Os brasileiros levam três meses, em média, para realizar uma compra. O triplo do tempo.
Esse maior espaço entre as compras online realizadas no Brasil pode ser explicado pelo fato de os brasileiros terem confessado não se sentir seguros através da internet. O tópico “segurança” não foi detalhado. Podemos supor que está relacionado à qualidade dos sites quanto aos sistemas antifraude, mas também com o fato das lojas não entregarem os produtos corretamente, ou mesmo com os prazos de entrega. Aliás, atualmente, muito se tem comentando a respeito dos prazos, principalmente no fim do ano, quando o volume de pedidos aumenta exponencialmente.
Em relação à sensação de segurança, os argentinos são os mais tranquilos. 78,7 por cento dos consumidores não veem problemas em comprar online. Continuando o ranking, em segundo, terceiro, e quarto lugares, temos, respectivamente, Chile (73,2%), México (68,6%) e Colômbia (66,8%). O Brasil está em penúltimo lugar, com 62,7 por cento dos consumidores se sentido bem seguros ao comprar pela internet. Neste quesito, só conseguimos ficar à frente dos peruanos (56,4%).
Categorias