O grafiteiro Pascal Boyart, que assina somente como P. Boy, vem fazendo fama na França ao misturar arte e tecnologia. Em 2018, Boy já havia adicionado um código QR a uma de suas obras, pintada em um muro, e acabou arrecadando mais de US$ 1 mil, em Bitcoin, através de doações daqueles que passavam na rua.
Desta vez, é ele quem está oferecendo o prêmio! Boy escondeu US$ 1 mil em Bitcoin, em sua mais recente obra, em comemoração ao décimo aniversário do bloco de gênese do Bitcoin. A ilustração é inspirada no famoso quadro “La Liberté guidant le peuple”, de Eugène Delacroix, pintado no início do século XIX.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
#StreetArt treasure hunt in Paris with a #Bitcoin puzzle
— Pascal Boyart (@pascalboyart) 7 de janeiro de 2019
For the 10th birthday of the genesis block, I painted this frescoe in Paris with a 0,26btc ($1000) puzzle in it.
Here's the public key: 1NqPwPp7hEXZ3Atj77Ue11xAEMmXqAXwrQ Thanks to @alistairmilne for sponsoring this ?? pic.twitter.com/F7aIkxmp6t
A nova arte de Boy foi atualizada para refletir os dias atuais. Sendo assim, ele resolveu homenagear o movimento dos “Coletes Amarelos” — iniciado na França, em novembro de 2018 —, que protesta contra o alto custo de vida. Saíram os revolucionários armados com espadas, rifles e pistolas, e entraram os manifestantes segurando pedaços de pau e latas de tinta spray. Veja a arte original logo abaixo:
Para solucionar o quebra-cabeças, a pessoa terá de se posicionar de frente para a gravura, que se encontra em algum lugar do centro de Paris.
Pascal ainda afirmou que pretende criar um novo mural a cada 6 meses, usando as doações em Bitcoins recebidas de outros trabalhos.
Fontes