A briga entre Qualcomm e Apple nos tribunais já dura dois anos e não tem a menor previsão de acabar. Os problemas de patentes entre as duas empresas são complexos e confusos e chegaram a impedir a Maçã de vender alguns iPhones com iOS não atualizado em todo o território chinês porque as versões antigas possuíam algum recurso sobre o qual a Qualcomm alegava ser dona da patente.
Uma nova atualização do iOS realizada ontem (18), a iOS 12.1.2, aparentemente removeu por completo qualquer funcionalidade que tivesse ligação com a violação de patente da Qualcomm. Mesmo assim, aparentemente, isso não satisfez a empresa fabricante de processadores, que ainda afirma que a Apple “continua a desrespeitar o sistema legal, violando as injunções” e que está deliberadamente tentando ofuscar e desorientar com suas ações seguindo a ordem judicial chinesa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ao que parece, a Apple não está simplesmente desrespeitando a ordem de não comercializar iPhones com sistema antigo ou não retirando o que deveria da atualização. Aparentemente, a empresa está se valendo de uma ambiguidade do tribunal ao solicitar que dispositivos usando determinados recursos de software sejam proibidos de serem comercializados.
A briga está longe de acabar e é difícil prever qual será o próximo capítulo, mas uma coisa é certa: nenhuma das duas empresas vai querer abrir mão de nada nessa altura do campeonato.
Fontes