Segundo informou o New York Times, a Netflix deve desembolsar uma verdadeira fortuna para continuar com a aclamada série Friends em seu catálogo: US$ 100 milhões. Esse valor não foi confirmado oficialmente pela Netflix nem pela AT&T, empresa que detém os diretos do programa de TV, mas chegou aos "ouvidos" do jornal por fontes anônimas ligadas ao tema.
Essas mesmas pessoas ainda revelaram que Netflix e AT&T ficaram alguns meses negociando a renovação do contrato da série. Isso porque a AT&T estaria planejando lançar seu próprio serviço de streaming para concorrer com a Netflix. A empresa adquiriu em junho a Time Warner por US$ 85,4 bilhões, colocando suas mãos em marcas como HBO, CNN e a própria Warner Bros., que produziu Friends.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Serie quase não foi renovada pela Netflix (fonte: Netflix)
Como esse suposto serviço não seria lançado tão logo, a AT& teria concordado depois de muita insistência em licenciar Friends para a futura concorrente por mais um ano. Houve ainda um grande aumento de preço. Em anos anteriores, a Netflix vinha pagando US$ 30 milhões pelas 10 temporadas de Friends. Para 2019, o valor subiu para US$ 100 milhões.
A Netflix vinha pagando US$ 30 milhões pelas 10 temporadas de Friends. Em 2019, o valor subiu para US$ 100 milhões
Vale destacar ainda que toda essa negociação só veio à tona porque houve um clamor popular nas redes sociais para que Friends continuasse no catálogo da Netflix. Alguns usuários norte-americanos acabaram vendo um aviso dizendo que o programa sairia do catálogo no dia 01/01/19 e correram para reclamar no Twitter.
A empresa então publicou a seguinte mensagem no microblog com o personagem Ross vestido de tatu. Não se sabe se a disponibilidade de Friends no Brasil esteve ou ainda está ameaçada, mas toda a negociação descria acima parece ter sido apenas em torno do mercado norte-americano.
The Holiday Armadillo has granted your wish: “Friends” will still be there for you in the US throughout 2019 pic.twitter.com/Yd0VqRzk3r
— Netflix US (@netflix) 3 de dezembro de 2018