A Amazon anunciou o lançamento de dois novos serviços de blockchain que devem fortalecer o investimento da companhia de comércio eletrônico nessa tecnologia. Eles se chamam Amazon Manages Blockchain (AMB) e Quantum Ledger Database (QLDB) e foram apresentados durante um evento voltado para o setor de nuvem da empresa.
A proposta do AMB é oferecer um serviço que permita a qualquer pessoa criar uma rede de blockchain em “apenas alguns cliques”. Além de facilitar o processo de criação, ela permite que a rede cresça automaticamente dependendo do uso, gerencie certificados e deixe métricas de uso registradas. Para isso, ele utiliza os frameworks de código aberto Hyperledger Fabric e Ethereum.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Enquanto isso, a QLDB será uma base de dados transparente e criptografada, permitindo que os usuários verifiquem o registro completo de transações da rede. No site do serviço, a Amazon explica que isso pode ser utilizado por organizações para rastrear objetos em uma cadeia de suprimentos ou manter um histórico de transações bancárias feitas dentro de um aplicativo.
Você já pode se registrar em ambos os serviços, que estão disponíveis em formato de prévia. Ainda não há informações sobre quando podemos esperar a versão final, mas todas as principais funções devem estar disponíveis para esses primeiros interessados.
Fontes
Categorias