A Samsung iniciou ontem, dia 12, o estágio Beta de seu programa Linux on DeX. O Samsung DeX é um recurso no qual os smartphones flagship da companhia, a partir do modelo Galaxy S8, além do tablet Galaxy Tab S4, podem ser conectados a um monitor ou TV, e utilizados como numa interface de PC comum, com a ajuda com um teclado e um mouse. A partir do Galaxy S9, o novo DeX Pad usa o próprio celular como teclado e touchpad.
Com o Linux on DeX, a Samsung está incorporando a possibilidade de os desenvolvedores utilizarem praticamente qualquer distribuição Linux para programar a partir do smartphone, como pode ser observado na imagem abaixo. Oficialmente, apenas o Ubuntu 16.04 LTS é suportado, devido à parceria entre a Samsung e a Canonical, mas é possível que várias distros rodem sem problemas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para funcionar, o Linux on DeX requer um Galaxy Note 9 ou um Tab S4, através de um app instalado no Android e a imagem do sistema salva na memória interna ou cartão microSD. A empresa não divulgou nada sobre suportar outros dispositivos mais adiante. Também não ficou claro se o Linux roda na versão completa ou limitada à funcionalidade de programação.
As inscrições para o programa vão até o dia 14 de dezembro, sendo que o link do app para Android já está disponível a partir de hoje.
Fontes
Categorias