Em março deste ano, o Walmart surpreendeu com o pedido de patente de um dispositivo móvel deve ajudar o cliente a procurar os itens que deseja comprar, onde um drone vai fornecer assistência ao usuário na forma de verificação de preços ou assistência de navegação. Agora, a multinacional chamou atenção mais uma vez, é que agora os varejistas pretendem rastrear cada elemento da experiência dos clientes em suas lojas, incluindo seus hábitos de consumo, localização e, até mesmo, sua frequência cardíaca.
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De acordo com informações, em agosto deste ano, o Walmart entrou com um pedido de patente para o Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA, o projeto que mede dados biométricos dos clientes. O documento cita uma “alça de carrinho de feedback biométrico”, para um carrinho de compras capaz de rastrear a frequência cardíaca, a temperatura, a velocidade e até mesmo a quantidade de força que os clientes aplicam ao empurrar o carrinho.
Tais dados devem ser transmitidos para um servidor central, que indicarão se o consumidor está satisfeito ou não e, em seguida, esse servidor vai enviar um alerta a um vendedor para ir até o cliente.
Apesar do Walmart ainda estar aguardando a resposta do USPTO à sua solicitação, já arriscamos dizer que esse tipo de ferramenta pode ser útil para se fazer publicidade direcionada para levar clientes à loja em uma promoção do Walmart e, por exemplo, por meio do carrinho de compras saber exatamente o quão rápido o cliente corre para pegar tal produto.
Para o Walmart, que tem feito investimentos em blockchain para rastrear fornecedores de alimentos, esse é mais um sinal de que o varejo está se reinventando com ajuda da tecnologia.
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