Agora controlada pela HMD Global, a marca Nokia foi a que mais cresceu no mercado de smartphones durante o segundo trimestre de 2018, de acordo com relatório da Counterpoint Research. A volta da companhia finlandesa é um dos destaques da pesquisa, que também mostra como está o mercado nas diferentes regiões do planeta.
Ao todo, 363 milhões de smartphones foram vendidos nesse trimestre, representando uma queda anual de 2% para o mercado global. Na América do Norte (formada aqui apenas por Estados Unidos e Canadá), a queda foi de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. A única região que cresceu na casa dos dois dígitos (14%) foi a que combina África e Oriente Médio.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em relação as marcas, a Nokia se destacou, com um crescimento de 782%, embora isso ainda não seja suficiente para colocar a companhia entre as sete maiores do mundo, que atualmente são Samsung (20%), Huawei (15%), Apple (11%), Xiaomi (9%), Oppo (8%), Vivo (7%) e LG (3%). Vale lembrar que a submarca Honor é contabilizada junto com a Huawei, empresa da qual ela faz parte.
A primeira posição se repete também na América Latina, onde a Samsung detém 37% do mercado, seguida por Motorola (13%), Huawei (12%), LG (7%) e Apple (4%). Você pode ver aqui o relatório completo da Counterpoint, com mais detalhes sobre as mudanças que estão acontecendo no mercado.
Fontes