De acordo com dados divulgados pelo IBGE e pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), a indústria de equipamentos de informática cresceu 20,7% nos seis primeiros meses de 2018 no Brasil.
Todo o setor eletroeletrônico, contudo, cresceu apenas 5,9%. O número geral foi puxado para baixo pela indústria de equipamentos elétricos, que, na comparação com o mesmo período do ano passado, registrou um encolhimento de 0,5%.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Além dos equipamentos de informática, outro segmento que ajudou a elevar o resultado do setor como um todo foi o dos aparelhos de áudio e vídeo. O IBGE registrou um crescimento de 20,1% no primeiro semestre deste ano para esse tipo de produção. O segmento inclui aparelhos de som, televisores, equipamentos como DVD e set-up boxes.
Entre os equipamentos elétricos que mais puxaram o segmento para baixo, tivemos a produção de lâmpadas (-8,7%) e de geradores, transformadores e motores elétricos (-5,1%). Na comparação com julho do ano passado, o setor elétrico e eletrônico recuou 1,9%.
Efeito copa
É interessante destacar que, na primeira metade deste ano, tivemos a Copa do Mundo FIFA, que tem bastante influência sobre equipamentos de vídeo no Brasil.
“Na primeira parte do ano, o desempenho positivo dos bens de consumo eletrônicos contou com a realização da Copa do Mundo de Futebol. Passado esse período, já se observou um arrefecimento no crescimento, entretanto contamos com a reversão desse quadro no segundo semestre em face da natural sazonalidade existente”, comentou o presidente da Abinee, Humberto Barbato.
Fontes
Categorias