As condições de trabalho nos depósitos da Amazon têm sido mira de críticas e reclamações de empregados em todo o mundo. De empregados urinando em garrafas a jornadas desgastantes, a companhia acumulou em três anos 600 chamadas de ambulância dos funcionários desse setor. Isso arranha a imagem da gigante varejista, que agora vem pagando “embaixadores” para elogiar a empresa.
A manobra foi flagrada por um usuário do Twitter, que encontrou um padrão nos perfis de 15 pessoas que vinham declarando amor à Amazon por todos os cantos do microblog. “Você sabia que a Amazon paga aos funcionários do depósito 30% a mais do que as lojas de varejo tradicionais e oferece benefícios médicos desde o primeiro dia de trabalho? As condições são muito boas e limpas. Segurança é prioridade número um nas minhas instalações”, diz uma delas.
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Hello! I work in an Amazon FC in WA and our wages and benefits are very good. Amazon pays FC employess ~30% more than traditional retail stores and offers full medical benefits from day 1. Working conditions are very good- clean/well lit- Safety is a top priority at my facility!
— Phil - Amazon FC Ambassador ?? (@AmazonFCPhil) 17 de agosto de 2018
O Flamboyant Shoes Guy achou estranho e inicialmente pensou que as postagens fossem feitas por bots. “Então a Amazon criou um exército de bots, supostamente de trabalhadores em vários centros de atendimento, cujo único propósito é postar tweets de como seu suserano é benevolente e como são grandes os salários e benefícios.”
So Amaz*n has set up an army of bot accounts, allegedly from workers at various fulfillment centers, whose sole purpose is to jump on tweets critical of their benevolent overlord with the same stale cant about great pay & benefits pic.twitter.com/Z7lJWUb7A0
— FLAMBOYANT SHOES GUY ?????????????? (@bornwithatail_) 23 de agosto de 2018
Perfis que usam estrutura semelhante foram todas criadas neste mês
Todos os perfis têm estrutura semelhante, com um ícone de uma caixa de papelão que se assemelha à logo da Amazon, e falam coisas semelhantes. O Business Insider entrou em contato com a companhia, que rebateu o uso de bots e admitiu o pagamento para “embaixadores”.
"Os embaixadores são funcionários que têm experiência em trabalhar em nossos centros de atendimento. O importante é que eles já estão aqui há tempo suficiente para compartilhar honestamente os fatos com base na experiência pessoal. É importante que façamos um bom trabalho educando as pessoas sobre o ambiente real dentro de nossos centros de atendimento. O programa de embaixadores é uma grande parte disso, ao lado dos passeios oferecidos pelos centros de atendimento", justificou a companhia.
Entretanto, muita gente vem desconfiando da presença dessas pessoas há tanto tempo na empresa. Seus próprios perfis no Twitter foram criados neste mês. A companhia já vem sendo questionada sobre quando a posição de “embaixador” foi criada, quantos “embaixadores” existem e quais são os critérios para preencher essa vaga. Por enquanto, não há respostas para essas perguntas.